Ontem, Joey disse pra alguém que a noite é sempre mais escura antes do amanhecer.
Ele sabe que isso é mentira. Mas... se é mentira, porque dizer disso?A resposta é simples: a beleza de uma citação não esta apenas nas palavras e os seus significados intrínsicos. Pra ser sincero, o grande ás é o efeito que causa nas pessoas que as ouvem. Se existem duas coisas que tocam as pessoas, definitivamente uma delas é quando alguém ou alguma coisa dá à elas uma luz, um facho de esperança. Quando, no auge da lamúria e do desespero, você solta uma frase como essa, é incrível o efeito que as pessoas sentem. Esperança por dias melhores. Bravura instantânea. Eu, pelo menos, me sinto mais vivo.
E eu gosto de tentar fazer com que quem estiver do meu lado (independente de quem seja, mesmo que eu tenha conhecido no mesmo dia e nunca mais vou ver novamente) se sinta melhor. Parece patético, mas eu me sinto incrivelmente feliz quando eu vejo que eu consegui fazer alguém sorrir. =)
Incrível, não? Com a escolha certa de palavras e um mínimo de empatia para detectar-se emoções superficiais, você pode manipular qualquer pessoa nesse mundo. Pessoalmente, não gosto muito de aplicar esse tipo de coisa, pois... sim, não há outra escolha de palavras: é como se eu penetrasse demais nas pessoas. É como se eu invadisse uma área que, antes protegida, baixou a guarda conforme o tempo fluiu com conversas e sorrisos. A pessoa atingida perde, com a manipulação inescrupulosa, parte da sua responsabilidade pelos seus atos, passa a ser o ator de uma peça que não escreveu. Não, não, não gosto.
E, na opinião deste humilde narrador, a anulação total da individualidade de cada um é a segunda coisa mais asquerosa que uma pessoa pode fazer com a outra usando palavras.